sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PORTO AMAZÔNIA - GASTRONOMIA, PRODUTOS E EXPOSIÇÃO DE FOTOS DA REGIÃO, NO PORTO RUBAYAT



PORTO AMAZÔNIA

OS SABORES E O SABER DA FLORESTA TROPICAL

De 6 a 15 de novembro, no PORTO RUBAIYAT, São Paulo-SP

Pirarucu de casaca, Filhote de pai d´égua, Filhote em crosta paraense, Madalenas em Calda da Priprioca, Mundico e Zefinha, Creme de Camarão ao Leite de Castanha e Tapioca, Carpaccio de Pirarucu, sorvetes e doces amazônicos.

Os sabores e o saber da floresta tropical vão estar de 6 a 15 de novembro próximos no PORTO AMAZÔNIA, um festival de gastronomia, arte, cultura e saúde, que vai reunir artistas plásticos, fotógrafos, chefes de cozinha e empresários no restaurante Porto Rubaiyat, em São Paulo.

(foto de Antonio Milena)

PEIXES GRELHADOS NA HORA

Tânia Nascimento, chefe de cozinha do restaurante Lá em Casa (Belém do Pará) e Nonato, mestre palmiteiro, vão se juntar ao nútrologo Carlos Iglesias e ao chefe Luciano Bossegia, do Porto Rubaiyat, para preparar os pratos típicos da Amazônia e explorar a grande diversidade de peixes, frutas e condimentos da região.

Uma nova grelha foi especialmente construída para preparar os peixes amazônicos. Os clientes poderão escolher Pintados, Pirarucus, Tambaquis, Filhotes, Pacus e camarões de rio, que serão grelhados na hora. O buffet terá preço fixo de R$ 59/pessoa, incluindo courvet, antepastos, mesas de frios e saladas e sobremesas.

A sustentabilidade também estará presente à mesa. Alguns dos pratos serão preparados com derivados de castanha-do-pará, como azeite extra virgem, creme, granulado, além da própria semente.

POVOS DA FLORESTA

Em 40 painéis, grandes nomes do fotojornalismo brasileiro vão mostrar as belezas e os problemas da Amazônia numa exposição organizada pelo fotógrafo Jorge Araújo, da Folha de S. Paulo, que já conquistou diversos prêmios como o Prêmio Esso-1979, Prêmio Wladimir Herzog, Prêmio Nikon no Japão e mais 60 prêmios nacionais e internacionais, cobriu cinco Copas do Mundo e quatro Olimpíadas e fez mais de 20 viagens pela selva amazônica.

Araújo selecionou imagens de Ricardo Stuckert, Paulo Whitaker, Pisco Del Gaiso, Paulo Santos, Paulo Liebert, Antonio Gaudério, Marlene Bergamo, Jonne Roriz, Celso Junior, Juca Varela, João Wainer, André Penner e Lalo de Almeida.

NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Os produtos são da Ouro Verde Amazônia, que trabalha com extrativistas em uma relação de comércio justa e ambientalmente correta. A Muaná Alimentos traz palmito de açaí, que será preparado pelo chefe Nonato na brasa, e polpa de açai em natura, produtos totalmente orgânicos.

O PORTO AMAZÔNIA será ponto de encontro e de confraternização dos grandes protagonistas da gastronomia, da ciência, da política e da cultura da floresta tropical, às vésperas da COP-15, a conferência mundial sobre mudanças climáticas, que acontece em dezembro em Copenhague.

“A idéia é promover não apenas a cultura regional, mas também apresentar cases de negócios sustentáveis, que estão contribuindo para o desenvolvimento social e a preservação da Amazônia”, diz Carlos Iglesias.

ARTESANATO E BIOJÓIAS

Exemplos de iniciativas que estão gerando emprego e renda na Amazônia, aliados à preservação da floresta, podem ser conferidos por meio de peças de artesanato vindas especialmente do Vale do Jari, região entre os estados do Pará e do Amapá. São projetos de desenvolvimento de povos tradicionais apoiados pelo Grupo Orsa por intermédio da Fundação Orsa.

Colares, brincos, anéis e pulseiras feitos com sementes e fibras típicas da região e produzidos por uma associação de mulheres artesãs – a Amarte. Na linha decorativa, o destaque são objetos e utilitários feitos com madeira certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) por um grupo de jovens marceneiros da Cooperativa de Artefatos Naturais do Rio das Castanhas. A madeira utilizada é oriunda do manejo de florestas tropicais certificadas da Orsa Florestal.

PORTO AMAZÔNIA: De 6 a 15 de novembro, no restaurante PORTO RUBAIYAT, Rua Leopoldo Couto Magalhães Junior 1142

Itaim Bibi – SP, Tel. (11) 3077-1111. Segunda à quinta das 12h às 15h30/19h às 0:00h; Sexta das 12h00 às 17h00/19h00 às 00:30h; domingo das 12h00 às 18h00. Buffet a R$ 59 por pessoa, incluindo couvert, mesa de antepastos, mesa de frios e saladas, pratos quentes e buffet de sobremesas.

http://www.restauranteportorubaiyat.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário