quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SORTEIO DE LIVRO DE EUGÊNIO BUCCI SOBRE INDEPENDÊNCIA NA IMPRENSA

Alessandra,
será que vc pode divulgar?
Abraço,

Walmir

Concorra ao sorteio do livro A imprensa e o dever da liberdade

A ACM Comunicação e a Editora Contexto promovem o sorteio de dois exemplares do livro A imprensa e o dever da liberdade, de Eugênio Bucci.
Para participar, acesse www.acmcomunicacao.com.br , preencha a ficha com seus dados respondendo “Assessoria de Imprensa compromete a liberdade de Imprensa?” e encaminhe para sorteio@acmcomunicacao.com.br

Esta é a segunda vez que a ACM Comunicação promove sorteio de livros e o objetivo é estimular os participantes a refletirem sobre questões que envolvem a Comunicação, especialmente nas áreas de Jornalismo e Assessoria de Imprensa.

Boa sorte a todos os participantes

Sobre o livro A imprensa e o dever da liberdade

A sociedade tem o direito de contar com os serviços de jornalistas e de veículos noticiosos que sejam ativamente livres, assim como tem direito a hospitais que sejam higienizados e a escolas em que os professores não pratiquem a impostura. É nessa perspectiva que a liberdade será tratada aqui: ela é dever para o jornalista na exata medida em que corresponde ao serviço que é um direito para o cidadão. Na imprensa, a liberdade encontra de fato uma materialização: ela se traduz no grau de independência dos veículos informativos (e de seus operadores) em relação aos interesses organizados, sejam eles econômicos, políticos, religiosos, sindicais, científicos e assim por diante. Hoje, várias frentes de interesses concentrados e organizados ameaçam a liberdade indispensável à prática do jornalismo. Eles não vêm apenas das investidas da publicidade, com técnicas invasivas. As novas frentes que concorrem para sitiar a independência partem da indústria do entretenimento, dos governos, da promiscuidade interessada entre fontes e repórteres, do corporativismo, do capital e, também, de ongs. Este livro analisa as principais delas, às vezes a partir de casos reais, em textos que foram elaborados entre 1997 e 2008.

Sobre o autor Eugênio Bucci

Eugênio Bucci nasceu em Orlândia-SP, em novembro de 1958. É jornalista e professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Escreve a cada duas semanas para a página 2 do jornal O Estado de S. Paulo e, com a mesma frequência, para o site Observatório da Imprensa. Integra o conselho curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo). Foi presidente da Radiobrás (de 2003 a 2007) e secretário editorial da Editora Abril (1996-2001). É autor de, entre outros livros, Sobre ética e imprensa (2000), Videologias (2003, em parceria com Maria Rita Kehl) e Em Brasília, 19 horas (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário